Um problema que vem afligindo diversas pessoas no Brasil e no mundo é a insônia, um distúrbio do sono que causa diversos outros problemas de saúde e aumenta o nível de stress.

Muitas pessoas estão buscando alternativas naturais, como tomar um chá para dormir e combater esse problema.

Quem sofre desse mal sabe como pode ser difícil se livrar dele e que as opções não são muito animadoras.

As técnicas e os tratamentos médicos não são exatamente eficazes e existem muitos estudos científicos sobre o assunto, pois a maior parte dos remédios são controlados e causam muitos efeitos colaterais.

Então, para você vencer a insônia de uma maneira simples e muito eficaz, preparamos algumas opções de chá para dormir com soluções naturais que podem ser muito úteis para ajudar a desacelerar sua mente e ter uma noite de sono tranquila.

ATENÇÃO: Esse é um segredo que poucas pessoas conhecem, mas que dá muito resultado para dormir melhor e mais rápido e ter uma ótima noite de sono! Leia mais aqui

O ritual do chá para dormir

chá para insonia

Antes de falarmos das plantas, podemos pensar também no chá para pegar no sono como um ritual: A liberação dos cheiros confortáveis, a água quente e o sabor agradável.

Além disso, o ritual de ferver a água também é um modo de ligar o seu cérebro para entrar no modo “hora de dormir”, para que seu corpo comece a criar o hábito de desacelerar quando você iniciar esse processo.

Usar substâncias naturais não é só uma forma de evitar os efeitos colaterais dos químicos, mas também é uma forma de se conectar com a natureza e desenvolver a sua percepção.

Digo isso pois o chá para dormir pode abrir portas da sua mente para um mundo novo cheio de coisas benéficas: a natureza e o conhecimento tradicional.

Se você tem um apartamento com um pouco de espaço ou uma casa com um quintal disponível, você pode até mesmo plantar as ervas e criar uma relação muito mais próxima do que você ingere, além de desenvolver outras sensibilidades ao ter uma planta em casa.

Pense na preparação do chá para dormir como todo um ritual de relaxamento e delicadeza muito mais agradável para o seu corpo, uma forma de aliviar o stress da rotina através da repetição diária de um ritual confortável, que é muito melhor do que ingerir uma quantidade de remédios amargos produzidos industrialmente.



Algumas ervas indicadas para fazer um chá para ter uma noite de sono tranquila

Vamos falar um pouco sobre algumas ervas que são muito comuns na hora acalmar o corpo e a mente e que possuem substâncias poderosas para curar a insônia.

chá de camomila

Chá de Maracujá

O maracujá é uma das frutas mais famosas pelo seu efeito relaxante e também por ser muito forte contra a insônia.

Uma das coisas que causa a insônia é a ansiedade e o maracujá é uma fruta muito poderosa para acabar com a ansiedade. Você pode ferver o suco com água e um pouco de açúcar para fazer o chá.

Chá de Valeriana

Essa é uma das ervas mais poderosas na hora de lutar contra a insônia. Essa erva tem uma substância que atinge exatamente a área do cérebro que é responsável pelo sono. É um sonífero natural muito potente que pode ser usado sozinho ou em conjunto com outras ervas.

Chá de Camomila

Assim como o maracujá, a camomila é um calmante e consequentemente um sonífero muito eficiente na hora de pegar no sono.

Além do chá para dormir de camomila, você também pode fazer um pequeno pacote de tecido com um pouco da erva dentro e colocar em seu travesseiro. O cheiro que os óleos naturais da erva soltam, ajudarão a acalmar a sua ansiedade, além de exalar um excelente aroma.

Chá de Melissa ou erva-cidreira

Essa erva é um sedativo e sonífero natural. Isso mesmo, sedativo!

O chá de melissa tem um efeito muito forte sobre o corpo, sendo quase um “remédio tarja preta” natural para o sono. O melhor de tudo é que ele não tem efeito colateral igual os remédios industrializados, além de possuir vários outros benefícios como ajudar a digestão.

Chá de lavanda para dormir

Certamente você já utilizou perfumes que usam lavanda na sua composição, mas além de ser uma planta com um aroma muito agradável, ela também possui propriedades calmantes e pode aliviar diversos tipos de dores.

chamomile tea on wooden table

Como fazer o chá para insônia

Existem várias formas de fazer o seu chá para dormir: você pode colocar várias dessas ervas em um único chá ou pode tomar cada uma separadamente.

O ideal seria fazer um chá bem forte, com cerca de 10 gramas (uma colher de sopa) para cada 200ml (copo americano) da bebida.

Simplesmente coloque as ervas com a quantidade de água em uma panela, ascenda o fogo e espere ferver. Depois desligue o fogo e espere esfriar até ficar a uma temperatura palatável.

Você pode também adoçar o chá com um pouco de açúcar ou mel, apesar de não ser necessário, pode deixar todo o momento muito mais prazeroso.

Existe algum segredo para dormir melhor?

Sim, e vou te contar agora. Chama-se vencendo a insonia.

Esse é um método poderoso, testado e comprovado cientificamente pelo pesquisador americano Dr. Vicent Giampapa, que pode aumentar em até 98% o hormônio de sono (a melatonina) e assim te fazer dormir muito melhor. Para saber mais sobre essa técnica acesse o vídeo explicativo clicando no link a seguir ->> Vídeo Oficial: Técnica Vencendo a Insônia!

Continue acompanhando nosso site. Sempre postamos várias dicas para ajudar você a ter uma noite de sono agradável.