Como Dormir Bem – Dicas Infalíveis para ter uma Boa Noite de Sono

Insônia, falta de sono, horas sem conseguir descansar direito… Dormir bem deveria ser algo natural para todos nós, mas nem sempre isso é possível, não é mesmo?

Veja nesse artigo algumas dicas que podem te ajudar a dormir melhor.

Dormir bem pode ser o segredo para dias mais agradáveis e produtivos, mas se você não consegue ter boas noites de sono, precisa descobrir quais as causas e o que fazer para solucionar o problema.

Pessoas que não conseguem dormir bem geralmente não costumam realizar as tarefas diárias de maneira satisfatória e vivem irritadas.

Na maioria das vezes as pessoas demoram a perceber a baixa produtividade e só dão atenção à dificuldade de permanecer acordadas durante o dia.

ATENÇÃO: No final do artigo vou te mostrar um segredo que poucas pessoas conhecem, mas que dá muito resultado para dormir melhor e mais rápido e ter uma ótima noite de sono! Leia com Atenção!

como-conseguir-ter-uma-boa-noite-de-sono

Porque não consigo dormir bem?

Os motivos podem ser vários e é necessário observar seu dia para descobrir porque isso acontece e tratar as causas.

O mais indicado é que um profissional especializado analise seu caso e escolha o tratamento adequado. Se você conseguia ter boas noites de sono, mas atualmente está com problemas relacionados ao sono, veja algumas possíveis causas.

#1. Estresse

A rotina muito corrida, a preocupação com os estudos, trabalho, família e saúde podem ocasionar quadros de estresse.

O estresse, por sua vez, contribui para quem nossa mente permaneça ativa durante a noite e isso seguramente dificulta muito na hora que tentamos adormecer, causando irritação na nossa vida.

Estar estressado é terrível para sua saúde. Se você passou recentemente ou ainda passa por alguma situação estressante, pode ser esse o motivo das noites mal dormidas.

#2. Ansiedade

Pessoas naturalmente ansiosas ou que, por algum motivo, encontram-se nesse estado podem ter problemas de insônia.

A ansiedade nos faz esquecer do presente para se preocupar muito com o que acontecerá no futuro e isso também se revela quando está chegando a hora de dormir.

É comum que pessoas ansiosas, quando fiquem pensando como o dia seguinte será cansativo, com medo e assim não adormecem.

#3. Depressão

A depressão é uma das doenças que apresenta sintomas diversos e que podem variar de pessoa para pessoa, afentando sua saúde.

Assim como alguns indivíduos podem dormir mais que o normal, outros não conseguem dormir satisfatoriamente, devido à várias mudanças físicas e psicológicas que a depressão pode causar.

#4. Mudança de hábitos não deixam você dormir bem

A maioria das pessoas já possuem sua própria rotina, e qualquer mudança pode causar muitos transtornos, inclusive problemas durante o sono.

A mudança no horário de trabalho, por exemplo, pode fazer com que você não consiga dormir bem.

#5. Maus hábitos relacionados ao sono

Indivíduos que dormem muito durante o dia têm tendência a não adormecer à noite, pois seu corpo está descansados e não sente a necessidade de dormir profundamente.

Então, não dormir durante o dia pode ser uma boa dica para quem se encontra nessa situação.

Além disso, outros hábitos também são prejudiciais para o sono, como:

  • Assistir televisão enquanto já está na cama
  • Deixar a luz acesa por longos períodos antes de dormir
  • Mexer no celular enquanto já está na cama
  • Ter pontos de luz no quarto, como o botão da televisão
  • Ir se deitar tarde da noite
  • Levantar-se pela manhã muito tarde
  • Deitar-se para dormir em horários diferentes todos os dias

#6. Medicações

Algumas medicações podem afetar o sono. Se você está fazendo uso de qualquer medicamento, converse com seu médico e verifique se esse pode ser um dos problemas.

#7. Má alimentação não deixa você dormir bem

A alimentação incorreta também interfere, pois se alimentar muito tarde e comer determinados tipos de alimentos também costumam desencadear insônia, além de prejudicar sua saúde.

Evite alimentos com cafeína, a ingestão de álcool e comidas de difícil digestão, pois podem sim lhe tirar o sono.

#8. Idade

Com o passar dos anos nossa rotina de sono pode sofrer transformações sensíveis, em que muitas pessoas costumam acordar mais cedo ou até mesmo ter alguns problemas de saúde que interfiram no funcionamento do seu corpo.

Pessoas com mais idade, podem ficar mais sensíveis a ruídos e a outras alterações no ambiente.

Quais tratamentos podem ajudar a dormir bem?

Depois de entender quais são as causas, o ideal é consultar um profissional para que ele possa identificar as causas da perda de sono e prescrever um tratamento adequado.

Normalmente os profissionais não utilizam tratamento à base de medicamentos, a não ser em casos mais graves, pois antes disso, eles sugerem uma mudança alimentar e de hábitos, portanto, não é aconselhável tomar medicamentos sem indicação médica.

Em grande parte dos casos as considerações de mudança de hábito e comportamento já surtem um ótimo efeito.

Confira dicas simples para dormir melhor

exercicios-fisicos-ajudam-corpo-dormir-melhor

  1. Exercite-se: Praticar qualquer atividade física regularmente pode combater a insônia e, obviamente, melhorar a qualidade da sua saúde (pela manhã é o ideal). Um estudo realizado por Gisele Passos (2008) na Universidade Federal de São Paulo comprovou que a prática de exercícios consegue aumentar o tempo de sono, reduzir a latência durante o sono e ainda diminui a ansiedade.
  2. Colchão e travesseiro: Escolha um colchão e um travesseiro que sejam bem confortáveis. Sentir dor no corpo ao deitar impede que você consiga dormir melhor.
  3. Tire a TV do quarto e desligue o celular: Assistir TV no quarto pode fazer com que o sono demore a chegar. Ficar acessando a internet no celular também não é bom, por isso, assim que for se deitar, desligue-o. Pode parecer que não, mas esses aparelhos eletrônicos e a luz branca são uma distração muito grande.
  4. Tente relaxar: é importante tentar reduzir o estresse e a ansiedade logo ao anoitecer. Comece a noite de forma mais tranquila. Deixe os problemas do trabalho para o outro dia. Não importa qual seja o problema, você não conseguirá resolvê-lo se revirando sobre a cama.
  5. Evite comer tarde demais: O melhor para quem precisa começar a dormir melhor é jantar pelo menos 40 minutos antes de se deitar.
  6. Evite alimentos de difícil digestão e estimulantes: Não é bom ingerir alimentos pesados e estimulantes à noite. Evite tomar café, chá preto, verde e mate, refrigerantes, álcool etc.
  7. Cuidado com a luz e o barulho: O ideal é que assim que terminar seu jantar, as luzes sejam desligadas e o barulho diminuído. A luz retarda a chegada do sono.
  8. Remédio Natural para Dormir: Procure algum tipo de melatonina para ajudar a induzir um sono melhor.

 

(Dica Bônus!) Pesquisador Americano Revela: Técnica Cientificamente COMPROVADA para Dormir Rápido e Profundamente!

E se eu te disser que existe uma técnica simples que pode te ajudar a dormir mais rápido e melhor sem precisar tomar NENHUM REMÉDIO CONTROLADO… Já imaginou? Essa técnica se chama vencendo a insonia.
Então, agora você está prestes a conhecer essa poderosa técnica testada e comprovada pelo pesquisador americano Dr. Vicent Giampapa, que pode aumentar em até 98% o hormônio de sono (a melatonina,que comentei anteriormente) e assim te fazer dormir muito melhor. Para saber mais sobre essa técnica acesse o vídeo explicativo aqui ->> Vídeo Oficial: Técnica Vencendo a Insônia!

Gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário e responderemos o quanto antes.