Você conhece a planta Valeriana e os benefícios que ela possui? Não?

Realmente, talvez você não conheça essa planta pelo seu nome, valeriana, mas aposto que você já ouviu sobre ela se possui um gatinho.

O motivo? Bem, é que essa plantinha também é conhecida por deixar os gatos mais agitados, bem calminhos.

E se você está pensando que essa planta é a famosa erva dos gatos, nem preciso dizer que acertou, preciso?

A valeriana é uma planta medicinal, produz florzinhas na cor rosada e cresce bastante, chegando a ter um metro de altura facilmente.

Ela pode ser encontrada à venda em farmácias de manipulação, feiras e lojas de produtos naturais. Sendo vendida na sua forma natural, em cápsulas, comprimidos e gotas.

Mesmo que você ache que essa planta só é conhecida por acalmar os gatinhos, saiba que ela é muito mais famosa por suas propriedades:

  • Antiespasmódico. (previne a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga);
  • Sedativo;
  • Calmante;
  • Sonífero;
  • Anticonvulsivantes;
  • Relaxante.

Essas são só algumas das suas propriedades e, só por isso, já deu para ter uma bela ideia do quão poderosa é essa planta e para que serve, né?

E o melhor, te dá ideia do quanto pode te ajudar não só no combate à ansiedade, como também te ajuda se você for agitado, sofre com distúrbios do sono, nervosismo e insônia.

Está preparado para saber ainda mais sobre a planta valeriana? Então, continue lendo o artigo!

Veja Também:

Os Melhores Medicamentos Para Insônia

Hormônio do Sono: Melatonina

A valeriana funciona mesmo? Como é utilizada?

 Vinda das zonas temperadas da Europa e Ásia, é cultivada nos Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e França.

Só para que você tenha noção do quanto essa planta é utilizada lá fora, cerca de 50 toneladas dela é vendida anualmente na França, que desde os primórdios faz uso da erva como um agente que induz ou facilita o sono.

Como eu disse, a planta é utilizada como um calmante em praticamente todos os casos de nervosismo, inclusive, nos casos de epilepsia e neurastenia também é indicado.

Veja esse vídeo que explica sobre os benefícios da Valeriana:

Agora, se mesmo assim você ainda está se perguntando se essa planta realmente funciona como diz, vou te apresentar alguns dados.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) vê a valeriana como uma planta que traz grandes benefícios para quem sofre de ansiedade, já que foi descoberto recentemente que a raiz da planta aumenta uma substância no nosso cérebro que regula as células nervosas e diminui sintomas da ansiedade.

Como a valeriana possui um composto chamado antiespasmódico, de acordo com um estudo realizado pela universidade Islâmica Azad, a planta acaba servindo de relaxante natural para os músculos, reprimindo os espasmos musculares e aliviando as dores severas das cólicas menstruais.

Então, respondendo à sua pergunta, sim, a valeriana funciona!

Agora, em relação ao consumo, a planta pode ser consumida de inúmeras formas, mas as duas formas mais utilizadas é por meio do chá ou por cápsulas.

No caso do chá, a receita é bem simples, dá só uma olhada:

Chá de valeriana – como fazer da forma correta?

Os ingredientes não podiam ser mais simples, você vai precisar de:

  • Água fervendo;
  • 1 colher (chá) de raiz e rizoma de valeriana cortado bem picadinho.

Para o preparo, faça o seguinte:

  • Coloque a sua água fervendo numa xícara de chá;
  • Acrescente a planta na água e tampe a xícara por cerca de 5 minutinhos;
  • Depois de passado o tempo, basta coar e consumir.

Você pode tomar o chá para dormir até 3 vezes no dia, de amanhã, tarde e noite. Importantíssimo que você não ultrapasse essa indicação. Até porque, mesmo sendo natural e completamente seguro, em excesso, pode te causar alguns efeitos colaterais.

Vale ressaltar que nem todo mundo pode fazer uso da planta. Grávidas, pessoas com problemas no fígado e hipersensibilidade ao extrato da planta são aconselhadas a não usar a valeriana.

Mas, e as cápsulas, como posso usar?

Valerimed: as cápsulas de valeriana para quem procura praticidade

capsula de valeriana

Acredite, é tão simples como o chá. O valerimed é um calmante que possui como principal substância a valeriana.

Assim como o chá, o uso do valerimed é oral. A sua caixa pode ser comprada em qualquer farmácia e possui as mesmas contra-indicações e efeitos colaterais da planta no seu estado in natura.

Como são cápsulas para cair no sono, não existe modo de preparo, é abrir a caixa, pegar uma cápsula e ingerir com um copo de água, por exemplo. Bem mais prático, né?

A quantidade de vezes que você precisará tomar as cápsulas é a mesma do chá, pode tomar 3 vezes ao dia, sendo manhã, tarde e noite.

Então, para finalizar, te aconselho a estudar as duas possibilidades de consumo e escolher uma que se encaixa melhor com o seu dia. Até porque, de nada adianta você querer tomar o chá, se nem sequer para em casa, né?

Gostou dessa dica? Então comente se você já tomou Valeriana em forma de chá ou cápsula e qual foi o resultado. Vou adorar saber!

Até o próximo post!

Página inicial